Como escolher o nobreak ideal para pequenas e médias empresas

No dia a dia das suas operações, as pequenas e médias empresas necessitam de equipamentos eletrônicos em pleno funcionamento para executar as suas atividades e atender os clientes de maneira satisfatória.

Nesse sentido, enfrentar falhas elétricas ou interrupção no abastecimento de energia se torna um problema, uma vez que impossibilita a continuidade das operações e, portanto, causa prejuízos.

A solução para evitar os agravos provocados por situações como essa é o nobreak ou UPS (Uninterruptible Power Supply), dispositivo que fornece energia aos aparelhos conectados a ele. 

Neste artigo, vamos entender como escolher um nobreak e abordar critérios importantes que as empresas de pequeno e médio porte precisam levar em consideração durante esse processo.

Como escolher o nobreak ideal?

O processo de escolha do nobreak ideal para uma empresa pequena ou média atravessa uma série de critérios, como: a capacidade de potência do dispositivo, a rede de equipamentos de cada organização, o tipo do nobreak, o seu tempo de autonomia e os recursos disponíveis para investir no produto.

A capacidade do dispositivo e os equipamentos da empresa

A definição do nobreak ideal não se inicia na avaliação dos dispositivos disponíveis. A primeira tarefa a se fazer é analisar os equipamentos da empresa, isto é, verificar as somas das potências dos aparelhos que precisam ser protegidos e mantidos em operação para identificar qual capacidade de potência o nobreak precisa ter.

A capacidade de potência de um nobreak é o máximo de energia que o dispositivo consegue disponibilizar aos equipamentos que estão conectados a ele. Para assegurar que o fornecimento de energia seja contínuo, a orientação é escolher um modelo que tenha uma potência 30% superior ao total das potências dos aparelhos.

  • No caso de pequenas empresas, um nobreak que apresenta uma capacidade de potência entre 600VA e 1.200VA costuma ser capaz de suportar computadores, impressoras e equipamentos de rede.
  • As empresas médias necessitam de uma estrutura mais complexa. A recomendação são os dispositivos que dispõem de uma capacidade de potência de 1.500VA e 3.000VA. Esses conseguem sustentar servidores, sistemas de rede e computadores.

O tipo de nobreak

Entre os tipos de nobreak disponíveis estão o offline ou standby, o interativo e o online, hoje vamos falar mais sobre o interativo e o online e seus benefícios e diferenciais. 

  • Nobreak interativo: Com um custo-benefício superior ao offline, ele tem um estabilizador interno, um tempo de comutação inferior, de três a oito milissegundos, e mantém a tensão regulada, amenizando os impactos de variações na rede. Protege contra surtos de tensão e pequenas variações e concede maior estabilidade aos equipamentos eletrônicos. É uma opção para as empresas médias, com pequenos servidores, roteadores, switches e computadores de escritório.
  • Nobreak online: Apesar do seu custo elevado e de gerar um maior consumo de energia por operar constantemente, ele tem zero tempo de comutação, fornece energia contínua e de alta qualidade. O dispositivo concede maior proteção contra falhas elétricas e fornece tensão e frequência totalmente estabilizadas. É indicado para equipamentos críticos e sensíveis, como data centers, servidores, computadores de alto desempenho e aparelhos usados em operações de hospitais, telecomunicações e indústria.

O tempo de autonomia

O tempo de autonomia de um nobreak refere-se ao período durante o qual ele permite que os equipamentos que estão conectados a ele permaneçam ligados durante os intervalos em que há falhas na rede de energia. Em alguns modelos, é possível estender essa duração por meio de baterias externas.

O período de autonomia ideal de um nobreak para uma empresa pode variar caso a caso, de acordo com fatores técnicos, como os equipamentos utilizados, a potência consumida por cada aparelho, a capacidade das baterias e o tipo de nobreak empregado:

  • Em empresas pequenas, os modelos de nobreak que disponibilizam energia ao longo de um tempo suficiente para salvar arquivos e desligar os equipamentos com segurança pode ser o bastante. Isso se traduz em nobreaks com tempo de autonomia de 15 a 30 minutos.
  • Para as empresas médias, que geralmente adotam o nobreak para dar suporte a computadores, roteadores, servidores, swtiches e outros equipamentos essenciais, a recomendação são os dispositivos com 15 a 60 minutos de autonomia. 

Custo

O quesito custo de um nobreak também entra na conta durante o processo de escolha do dispositivo. Ao analisar esse aspecto, é preciso levar em conta as necessidades da empresa, a rede de aparelhos eletrônicos e os recursos disponíveis. 

A partir disso, é possível encontrar uma alternativa equilibrada, que forneça energia ininterrupta e dê proteção aos equipamentos, sem ultrapassar o orçamento (aqui queria colocar a sugestão de locação com a Conection)

Uma solução econômica e acessível para ter nobreaks disponíveis na sua empresa é o aluguel do equipamento. É uma modalidade que permite ter acesso a aparelhos modernos e ideais para as necessidades do seu negócio sem precisar arcar com os custos elevados da aquisição de nobreaks novos ou com despesas de manutenção.

A Conection Soluções oferece o serviço de aluguel de nobreaks, com o diferencial de possuir uma equipe técnica altamente qualificada, sempre disponível para resolver qualquer problema com eficiência e rapidez.

Leia também: Dicas para empresas: redução de custos com suprimentos com o outsourcing de impressão.

A importância do nobreak

O nobreak viabiliza a continuidade do funcionamento dos aparelhos eletrônicos conectados a ele quando há queda de energia ou oscilações na rede elétrica. Com isso, o dispositivo garante que as operações da empresa não precisem ser interrompidas.

Simultaneamente, o nobreak também é um dispositivo de proteção de equipamentos. Isso porque ele protege os aparelhos contra as variações e os picos de tensão elétrica. O nobreak ainda permite que haja tempo hábil para desligar os equipamentos com segurança e para salvar dados importantes contidos nesses aparelhos.

Você também pode gostar de: Como otimizar o uso de suprimentos e reduzir desperdícios.

Conte com a ajuda de quem entende para escolher o seu nobreak

Não sabe qual nobreak escolher? Nossos especialistas podem ajudar! A equipe da Conection Soluções é composta por profissionais altamente qualificados e dedicados. Temos mais de 20 anos de experiência e expertise conectando empresas com soluções que reduzem custos e aumentam a produtividade.

O nosso serviço de aluguel de nobreaks é uma forma prática e segura de manter as suas operações em andamento mesmo quando surgem imprevistos na rede elétrica. Fale agora com um dos nossos especialistas e encontre a opção ideal para a sua organização!

Consultoria Gratuita:

Fale agora com
um especialista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *