Métricas para Gestão e Serviços Organizacionais

Métricas para gestão são dados importantes para entender o desempenho de uma empresa. Entretanto, a sua leitura faz toda a diferença no momento de avaliar quais serão os próximos passos. 

Por isso, hoje nós queremos apresentar para você quais são os KPI’s mais importantes na gestão de uma empresa, mas também vamos avaliar a forma correta de entendê-los. E no final ainda apresentaremos uma solução da Conection que vai melhorar o desempenho do seu escritório. 

Vem com a gente! 

Leia também: Conheça uma solução para reduzir os gastos operacionais da sua empresa

 

Métricas para Gestão não estão só na produtividade dos funcionários

É impressionante, quando alguém fala em métrica, logo vem à mente a imagem de colaboradores trabalhando sem parar e a produtividade aumentando bastante.

Pois, entenda que o processo produtivo é só um dos mais importantes. 

Esta métrica é uma medida da eficiência dos seus funcionários. É calculada dividindo a produção total pela quantidade de tempo trabalhado. Aumentar a produtividade dos funcionários pode resultar em maior rentabilidade para a empresa, sim, mas ela sozinha não conta toda a história.

 

Satisfação do cliente é uma métrica para gestão?

Se a produtividade mostra para você quando é produzido dentro de um determinado espaço de tempo. A satisfação dos clientes mostra o efeito dessa produção. 

Ou seja, uma empresa mega rápida, que entrega produtos num piscar de olhos, pode ter baixos índices de satisfação. Essa empresa é boa ou ruim?

A satisfação do cliente é um indicador importante da qualidade dos seus serviços. Pesquisas, análise de comentários e feedback podem ser usados para medir os níveis e assim dar um retrato melhor do impacto dos produtos vendidos (ou serviços prestados).

 

Tempo de Resposta é uma das melhores métricas para gestão!

O tempo de resposta é a quantidade de tempo que leva para a sua organização responder a um cliente ou resolver um problema. Quanto menor o tempo de resposta, mais eficiente é o seu serviço.

Essa métrica é excelente para apontarmos se os serviços da empresa estão sendo bem executados. Tem mais, é comum que o tempo de resposta e a satisfação dos clientes andem de mãos dadas. 

O que implica quase 100% em: menor tempo de resposta é igual a maior satisfação. Anote isso! 

Salve para ler mais tarde: Como usar a automatização de processos para evitar erros de impressão?

 

E a Taxa de Retenção de Clientes? Vamos falar dela!

Bem, já avaliamos a sua produtividade, o quão feliz os clientes ficam com a sua marca e o tempo que leva para você resolver uma solicitação. Agora vem a quarta métrica, essa também diz muito sobre o desempenho de uma organização: taxa de retenção de clientes.

Esta métrica mostra a porcentagem de clientes que continuam a usar seus serviços em um determinado período de tempo. Uma alta taxa de retenção de clientes indica que a empresa está mantendo seus clientes satisfeitos.

Portanto, é preciso entender se o cliente fica satisfeito no ato da compra e se ele se mantém fiel durante um período pré-determinado. 

Saiba mais: Aprenda a usar as soluções tecnológicas para conquistar vantagens competitivas no seu nicho

 

Lucratividade não é bem uma das métricas para gestão, mas ela conta muito

Todas as empresas querem ser lucrativas, todos os gestores buscam aumentar os ganhos, todas as organizações querem crescer. Nada disso é segredo para ninguém. Então, nesse cenário, a lucratividade não surge como um indicador chave, certo? Bem, vejamos.

Esta é a métrica mais direta do sucesso financeiro de uma empresa. A lucratividade é a quantidade de dinheiro que uma empresa ganha após todas as despesas serem pagas.

Ela conta a história mais fria possível sobre a empresa: está dando certo, está dando errado. Embora a lucratividade não aponte caminhos para uma possível melhora (afinal, uma empresa lucrativa pode estar fazendo tudo errado e descobrirá isso apenas no futuro),  é pelo lucro que as empresas conquistam novos investidores.

Então, apesar de ser uma métrica fria, é bem importante.

 

Por fim, que tal avaliar a Taxa de Rotatividade de Funcionários?

Se a lucratividade conta histórias pela metade, a taxa de rotatividade de funcionários diz muito sobre a saúde motivacional de uma empresa.

Esta métrica indica a porcentagem de funcionários que deixam a empresa em um determinado período. Uma alta taxa de rotatividade pode ser um sinal de problemas no ambiente de trabalho.

 

Submétrica: o Índice de Engajamento

 

Se você deseja saber ainda mais sobre os seus funcionários, então meça o índice de engajamento. 

Esta métrica mede o nível de comprometimento e motivação dos funcionários. O engajamento pode ser avaliado através de pesquisas de clima organizacional.

Estas métricas fornecem uma visão abrangente do desempenho da sua organização. Ao monitorar regularmente estas métricas para gestão, você pode identificar áreas de melhoria e tomar medidas para melhorar a eficiência e a produtividade da sua organização.

 

Como o Outsourcing em tecnologia melhora tudo isso?

Eu já vi uma ótima vendedora pedir demissão porque ela não aguentava mais a pressão de ter que bater metas e ainda por cima gerenciar a impressora do escritório. Acredite, isso acontece.

Aliás, empresas que não investem em outsourcing de soluções tecnológicas (como impressoras, computadores, etc) sempre sofrem com esse problema: deixam a equipe sobrecarregada.

Por isso, se você quer aumentar os KPIs da sua empresa e ter todas as melhores métricas lá no topo, a nossa dica é: comece investindo em aluguel de equipamentos.

Gostou da publicação de hoje? Então vai aproveitar ainda mais o nosso artigo sobre Mitos do Outsourcing que você precisa conhecer, nele preparamos dicas e insights que vão te mostrar como essa solução vem transformando as empresas modernas.


Agradecemos a leitura e até a próxima!

 

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